Venha ser uma Família Acolhedora
05/04/2021 15h22
Famílias izabelenses já podem fazer suas inscrições para conhecer e fazer parte do Serviço de Acolhimento pelo Programa Família Acolhedora, oferecendo seus lares e sua dedicação para amparar, de maneira voluntária e temporária, crianças ou adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi instituída em lei, por meio da parceria entre a Prefeitura e o Ministério Público, e visa cadastrar, selecionar e capacitar pessoas ou famílias que se dispõem a acolher crianças ou adolescentes que foram afastados do convívio de sua família de origem e estão sob medida protetiva, até que seja viabilizada a sua reintegração familiar ou encaminhamento para adoção.
Enquanto isso, a família é responsável temporariamente pelo acolhimento, devendo prover e garantir todas as condições adequadas de saúde, higiene, alimentação, educação e socialização, bem como o apoio para que a criança ou adolescente compreenda sua história.
Para desempenhar esse compromisso, a família acolhedora conta com a orientação e monitoramento da equipe técnica (assistente social e psicólogo) do Serviço de Acolhimento Familiar, além de um auxílio financeiro para as despesas do acolhido, no valor de um salário mínimo vigente, por acolhido, pago pela Administração Municipal.
É importante ressaltar, que o acolhimento será de apenas uma criança ou adolescente por vez, à exceção dos grupos de irmãos. E que a família acolhedora prestará um serviço voluntário, não gerará vínculo empregatício, funcional, profissional ou previdenciário com o município ou com a entidade de execução do serviço.

𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐏𝐀𝐑𝐓𝐈𝐂𝐈𝐏𝐀𝐑

- É necessário ser maior de 18 anos, sem restrição quanto ao estado civil;
- Ser residente no município há pelo menos um ano;
- Não estar habilitado, em processo de habilitação, nem interessado em adotar criança ou adolescente;
- Não ter nenhum membro da família que resida no domicílio envolvido com uso abusivo de álcool, drogas ou substâncias assemelhadas;
- Ter a concordância dos demais membros da família que convivem no mesmo domicílio;
- Apresentar atestado de boas condições de saúde física e mental, que pode ser emitido por um clínico geral;
- Comprovar idoneidade moral e apresentar certidão de antecedentes criminais de todos os membros que residem no domicílio da família acolhedora;
- Comprovar a estabilidade financeira da família;
- Possuir espaço físico adequado para acolher criança ou adolescente;
- Parecer psicossocial favorável, expedido pela Equipe Interdisciplinar do Serviço de Acolhimento Familiar;
- Participar das capacitações (inicial e continuada), bem como comparecer às reuniões e acatar as orientações da equipe técnica.

➡Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social de Santa Izabel do Oeste ou pelos telefones (46) 3542-1271/(46) 98818-8642.
Prefeiturasio.pr.gov.br © 2011-2021. Todos os direitos reservados.