Ensino da Rede Municipal é destaque da avaliação do IDEB 2017
11/09/2018 15h15
O município de Santa Izabel do Oeste comemora mais uma conquista, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que avalia o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, que é composto pelas médias de proficiências em português e matemática extraídas da Prova Brasil.
A prova é aplicada a cada dois anos para as séries iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do ensino fundamental, na última avaliação da Prova Brasil na Rede Municipal, o município atingiu a média de 7,4, um excelente resultado.
O Plano de Desenvolvimento da Educação para a educação básica, tem estabelecido como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 - média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. A nota atingida em Santa Izabel do Oeste na Rede Municipal é superior, ficando em 3º lugar na Região Sudoeste, a 6° mais alta do Paraná e a 15° do país.
Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo muito intenso entre todos os profissionais envolvidos, de forma muito especial os professores, a Administração Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Escolas e Família.
“Como prefeito em nome da Administração Municipal, me sinto imensamente feliz por poder fazer parte do crescimento da educação do nosso município, sei que esse trabalho é fruto de muitas mãos, que juntas, com comprometimento, dedicação e responsabilidade, fazem o melhor por todos os nossos alunos. Parabenizo todos os envolvidos, as equipes da secretaria, escolas, demais profissionais, famílias e em especial todos os professores que não medem esforços para se aperfeiçoarem e permitirem aos nossos estudantes uma educação de qualidade. Juntos somos fortes e capazes.”, comentou o prefeito Moacir Fiamoncini.

IMPORTANTES AÇÕES

A Secretaria de Educação implantou: método das boquinhas (método de alfabetização); adesão do PNAIC em 2012 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; formação continuada aos professores; apoio pedagógico em horário contrário; simulados aplicados pelas equipes das escolas; sala de recursos; atendimento especializado com psicopedagoga, psicóloga, fonoaudióloga e avaliações internas elaboradas e aplicadas pela equipe da secretaria. Houve também a ampliação da Educação Infantil em tempo integral, implantação de uma escola com educação em tempo integral, onde é oferecido aos educandos, além dos conteúdos normais, as oficinas de letramento, jogos matemáticos, reforço pedagógico, mídias, esporte, meio ambiente, pinturas, teatro, dança e atividades lúdicas, que estimulam a alegria, desenvolvimento artístico e intelectual.
Além do trabalho pedagógico, as escolas também possuem cardápio elaborado pela nutricionista da Secretaria de Educação, o que garante uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Os alunos usufruem também de transporte escolar, que é ofertado com qualidade e segurança, todas essas são ações que garantem a acesso e permanência na escola.
“Fizemos monitoramento dos trabalhos, reuniões e capacitações das equipes, um trabalho pedagógico muito intenso. Mas esse resultado se deve principalmente pelo comprometimento de toda comunidade escolar: direção, coordenação, alunos, pais e especialmente aos professores, bem como da Secretaria Municipal da Educação e a Administração Municipal. Agradeço imensamente a todos! Vamos continuar nesse ritmo, o objetivo é buscar o melhor pela educação sempre.”, explica a Secretária de Educação Stela Miotto.
Prefeiturasio.pr.gov.br © 2011-2018. Todos os direitos reservados.