Realizado em SIO Seminário de Avaliação Final e prestação de contas do Contrato de Sustentabilidade
26/10/2017 17h18
Na última quarta-feira foi realizado em Santa Izabel do Oeste o Seminário de Avaliação Final e prestação de contas do Contrato de Sustentabilidade firmado entre o Ministério de desenvolvimento agrário e o Instituto EMATER.
Santa Izabel do Oeste foi um dos 29 municípios do Sudoeste contemplados pela chamada pública e o contrato visava atender 200 famílias do município.
“Hoje foi o encerramento de um trabalho de 3 anos, que iniciou ouvindo as propostas das comunidades, no quê eles queriam que a EMATER prestasse atendimento e acompanhamento. Fizemos atendimentos individualizado nas propriedades, palestras, executamos o cadastro ambiental rural, elaboramos projetos técnicos sem custo, em algumas áreas que estavam no projeto das microbacias foram aplicados mais de 200 mil reais para conservação de solo e adequação de estradas, além de outras atividades realizadas. Em um ano foram mais de 600 visitas e eventos coletivos na área rural e urbana” explicou o gerente regional de EMATER, Orlei Jair Lopes.
Para o coordenador regional de EMATER de Francisco Beltrão e coordenador da chamada púbica, Carlos Alberto da Silva, os resultados foram muito positivos, segundo ele o contrato acabou, mas a EMATER continua prestando serviços no município e deve estender o projeto em 2018. “Eles precisam de conhecimento, ter mais lucro, diminuir custo, render as propriedades e consequentemente desenvolvimento para o município”.
“Começamos em 2014 com diagnóstico para conhecer a atividade que o produtor trabalhava, as três principais atividades do município são: fruticultura, grãos e leite. No leite fizemos análises, melhoria de pastagem e manejo do rebanho, nos grãos trabalhamos a parte ambiental e manejo de agrotóxico e na fruticultura temos um grupo forte que trabalha mais com uva, contribuímos com o manejo do parreiral, tratos culturais e produção do vinho” comentou o representante da EMATER de Santa Izabel do Oeste, Valdair Moraes.
A família do produtor de leite Paulo Valérius, foi uma das contempladas com o projeto, contente o produtor quer dar continuidade em sua propriedade, pois notou as melhoras no manejo, produção e na renda.
“Como Administração Municipal procuramos colaborar no inteirar, estar juntos, com essa entidade e outras do município. Vimos que foi um trabalho que beneficiou a agricultura e os trabalhadores. Agradecemos a EMATER que é propulsora desse projeto e também os vereadores e a Secretaria de Agricultura, fizemos o possível para fazer parcerias com as entidades que têm interesse em contribuir para melhorar a qualidade de vida dos nossos produtores e levar um conhecimento diferenciado” ressaltou o Prefeito Moacir Fiamoncini.
“Hoje é um dia de comemoração, temos uma parceria, trabalhamos em conjunto, nos ajudamos, avançamos muito na qualidade e manejo das atividades, é um começo e que iremos continuar” comentou o Secretário de Agricultura, Hélio Vansetto.
min. 7 °C
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Prefeiturasio.pr.gov.br © 2011-2017. Todos os direitos reservados.