PREFEITOS REUNEM-SE PARA FALAR SOBRE O PROJETO PATRULHA DO CAMPO
26/01/2015 10h11
O Projeto Patrulha do Campo do governo do estado, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento surgiu com o objetivo de implementar um sistema de gestão de estradas rurais, ofertando patrulhas mecanizadas e capacitação para os municípios.
Os municípios organizavam-se em consórcios e executavam o trabalho em forma de rodízio. Os municípios de Ampére, Bom Jesus do Sul, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Pinhal do São Bento, Salgado Filho e Santa Izabel do Oeste, organizaram-se no consórcio denominado “Consórcio Intermunicipal Vale do Capanema” – CIVC.
No sudoeste do Paraná, são quarenta e dois municípios organizados em cinco consórcios. Os municípios consorciados em todo o Paraná já tiveram trabalho executado pelo Patrulha do Campo, trabalho este que foi aprovado. No entanto, neste início do ano de 2015, os trabalhos foram suspensos pelo governo do estado. Nesta segunda-feira, 16 de janeiro, os prefeito que compõem o CIVC, reuniram-se no município de Salgado Filho, para avaliar a situação e elaborar um documento a ser entregue aos secretários da Secretaria de Estado da Fazenda e Agricultura, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Departamento de Estradas e Rodagem e CODAPAR, solicitando a continuidade do programa
Os consorciados visam, com o documento, sensibilizar as autoridades sobre a importância e a necessidade da continuidade do programa, que é específico para as estradas rurais, onde a maioria dos municípios tem dificuldade de mantê-las em boas condições seja pela quantidade, seja pelas intempéries e, às vezes, por falta de infraestrutura.
Para o prefeito de Santa Izabel do Oeste, Moacir Fiamoncini, presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Capanema: “O programa é uma parceria entre os municípios e o governo do estado que tem dado certo, pois agiliza os trabalhos nas estradas rurais, recuperando e readequando-as com qualidade. A maioria dos municípios necessita deste suporte para manter as estradas rurais em boas condições, o que é direito dos munícipes e compromisso das administrações. Muitos dos municípios do sudoeste do Paraná, tem sua economia baseada na agricultura, na pecuária, especialmente a leiteira, que contempla a agricultura familiar, entre outras. Boas estradas garantem segurança aos usuários, lembrando aqui, do transporte escolar, favorece o acesso às propriedades, garante o escoamento da produção e melhora a qualidade de vida do homem do campo. O patrulha do campo é um projeto que continuar e nós vamos lutar para isso”.
O prefeito de Santa Izabel do Oeste e presidente do CIVC Moacir e o presidente da AMSOP - Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, prefeito do município de São João, Altair Gasparetto estiveram em Curitiba para entregar o documento, conversaram com os representantes das secretarias responsáveis pelo projeto e, aguardam um posicionamento do governo do estado sobre o destino do projeto.
Fonte: Beatriz Terezinha Cambrussi Carlet
Sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme.