PROFESSORES IZABELENSES ENCERRAM OS TRABALHOS DO PNAIC
18/12/2014 09h03
A administração municipal de Santa Izabel do Oeste aderiu, em 2012, ao PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. No ano de 2013, a área abordada foi Linguagem e Letramento, em 2014, Alfabetização Matemática.
No estado do Paraná, a Universidade Federal do Paraná – UFPR, é uma das responsáveis pela formação dos coordenadores e orientadores de estudo.
O processo de Formação Continuada PNAIC é um compromisso assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade. O PNAIC é uma formação direcionada aos professores do 1º ciclo dos anos iniciais do ensino fundamental ( 1º, 2º e 3º anos). O professor alfabetizador é um profissional em constante formação, não só na área de linguagem, mas em todas as áreas que fazem parte do ciclo de alfabetização. O PNAIC objetiva também, auxiliar nesse processo, tendo em vista que um de seus eixos trata da formação continuada.
Para cumprir sua parte no programa, o governo municipal ofereceu todas as condições necessárias para formação continuada a todos os professores que se enquadraram no programa. “Proporcionar condições para que os profissionais da educação possam ter acesso à formação continuada é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da educação como um todo. Investir em educação é investir em qualidade de vida.” Ponderou o prefeito Moacir Fiamoncini.
Para a Secretária Municipal da Educação professora Stela Miotto que sempre apoiou e colaborou para o bom andamento de todas as atividades do PNAIC, juntamente com a coordenadora professora Any Elize Brunkhorst, “ O Programa atingiu os objetivos e superou as expectativas, principalmente no que diz respeito às práticas pedagógicas e o visível melhoramento do aprendizado dos alunos.”
No município de Santa Izabel do Oeste a formação das alfabetizadoras está sobre a responsabilidade da orientadora, professora Leodete Starck, que no decorrer de 2013 e 2014, participou bimestralmente, da formação oferecida pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.
Em Santa Izabel do Oeste os encontros aconteceram à noite, na Escola Municipal Bruno Santin, durante os anos letivos de 2013 e 2014, e seguiu um cronograma elaborado pela orientadora, juntamente com os professores participantes PNAIC.
No Seminário de encerramento municipal estavam presentes: a secretária municipal da educação, Stela Miotto; a coordenadora do PNAIC no município professora, Any Elize Brunkhorst; a orientadora do programa, professora Leodete Starck, as professoras alfabetizadoras participantes do programa, as direções e coordenações das escolas municipais.
O objetivo do Seminário foi socializar e propiciar a troca das práticas de sala de aula. Foram apresentados, em síntese, alguns trabalhos elaborados e aplicados aos alunos. Segundo os professores envolvidos, os resultados foram surpreendentes.
A orientadora, professora Leodete Starck disse que: “No decorrer destes dois anos houve muita leitura, estudo, troca de experiências, confecção de material manipulável e reflexões das práticas que já vinham acontecendo, sendo assim, os encontros foram dinâmicos e prazerosos. Um dos pontos positivos de uma formação continuada são os encontros habituais, que proporcionam ao cursista estar sempre interagindo (encontro/sala de aula/professor/aluno). A formação do PNAIC tem ajudado o alfabetizador a perceber o que, às vezes, passa despercebido. Pois, nem tudo é novo, é que as coisas vão surgindo e podemos observar melhorias em nossas práticas. Os professores têm melhorado seu trabalho e consequentemente, os resultados no processo de alfabetização. Tudo isso só foi possível devido o apoio incondicional da administração municipal, da secretaria da educação e de todos os envolvidos, que não mediram esforços para que o programa atingisse seus objetivos.”
Fonte: Beatriz Teresinha Cambrussi Carlet
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.