Consórcio Vale do Capanema Encerra os Trabalhos Com a Patrulha do Campo em Santa Izabel Do Oeste
17/03/2014 10h30
O Consórcio Intermunicipal Vale do Capanema, formado pelos municípios de Ampére, Bom Jesus do Sul, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Pinhal do São Bento, Salgado Filho e Santa Izabel do Oeste encerrou os trabalhos no interior do município de Santa Izabel do Oeste, neste início do mês de março de 2014.

Os trabalhos foram realizados, numa parceria entre o consórcio e a administração municipal de Santa Izabel do Oeste, através das secretarias municipais dos serviços públicos, secretário Gilberto Zandonai e equipe e da agricultura, secretário Hélio Vansetto e equipe.

Segundo o secretário Gilberto Zandonai, “o resultado foi surpreendente, superou as expectativas em quantidade e qualidade, nossa equipe foi trabalhando antes de a patrulha chegar nas estradas previamente definidas, fomos fazendo e restaurando as pontes e bueiros para não atrapalhar e atrasar o serviço. Assim, não perdemos tempo. O cascalho também foi doado pelos agricultores e procuramos o mais próximo possível do trechos, foi outra maneira de agilizar o trabalho.”

Dos municípios até então contemplados com o trabalho da patrulha, Santa Izabel do Oeste foi o que teve maior rendimento, foram 29.380 metros de estradas cascalhadas.

Para o prefeito Moacir Fiamoncini “a recuperação das estradas através da patrulha do campo é uma forma de agilizar os trabalhos e atender mais rapidamente os agricultores que necessitam e têm direito a estradas que garanta segurança ao tráfego, sendo que uma das nossas maiores preocupações é o transporte escolar, e para garantir também, o escoamento da produção. O trabalho da patrulha do campo em parceria com a administração municipal e com os agricultores do município de Santa Izabel do Oeste que não mediram esforços no sentido de colaborar com o que fosse necessário, especialmente com cascalho de qualidade, retirado de suas propriedades, é que fez com que os objetivos deste empreendimento fossem cumpridos e todos ficassem satisfeitos.”

O secretário Hélio Vansetto atribuiu o sucesso do trabalho ao esforço e união de todos os envolvidos. “O segredo é trabalhar em equipe, com respeito e união. Cada município tem direito a 1.000 horas de trabalho com a patrulha do campo e, por isso, deve se organizar para não perder tempo e para que o trabalho tenha sequencia, porque as horas passam e se não tiver organização. pode não render tanto quanto é possível se bem organizado.”

O Patrulha do Campo é um programa do governo do estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento – SEAB, e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná - CODAPAR.

As prefeituras entram com a contrapartida do combustível e com alojamento e alimentação para a equipe de funcionários da patrulha, enquanto estiverem atuando no município. Cada município consorciado contribui atualmente, com R$ 5.000,00 mensais ao consórcio.
Fonte: Beatriz T. Cambrussi Carlet
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.